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Os Parceiros

ADAI

Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial

A Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) é uma associação sem fins lucrativos criada em 1990 por equipas de investigação do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra. A ADAI é uma Pessoa Coletiva de Utilidade Pública desde 1996, integrada no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA), desde 2006.

O CEIF (Centro de Estudos de Incêndios Florestais) é um ramo da ADAI dedicado à investigação sobre incêndios florestais. O seu principal objetivo é promover o conhecimento científico dos fenômenos relacionados com a ocorrência e propagação de incêndios florestais, por meio do desenvolvimento de projetos de investigação e atividades de formação avançada, participação em projetos-piloto e ações de cooperação. A equipa do CEIF é composta por especialistas, com vários anos de trabalho ininterrupto e totalmente dedicada à área dos incêndios florestais. A ADAI criou o Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais (LEIF), uma instalação única em seu campo na Europa, para apoiar a pesquisa experimental sobre aspetos físicos dos incêndios florestais. A ADAI tem acesso a parcelas de terreno rural onde são realizados incêndios experimentais. A ADAI possui protocolos com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e com a Escola Nacional dos Bombeiros. É responsável pelos módulos de comportamento e segurança contra incêndios do programa de formação de bombeiros. A ADAI participou em mais de uma centena de projetos nacionais e em mais de 20 projetos europeus relacionados com Incêndios Florestais.

Carlos Viegas - ADAI

Carlos Viegas

Jorge Raposo - ADAI

Jorge Raposo

Xavier Viegas

Luis Mário - ADAI

Luis Mário

Abouali - ADAI

Abouali

António Gameiro Lopes

ISR

Instituto de Sistemas e Robótica

O Instituto de Sistemas e Robótica – Universidade de Coimbra (ISR-UC), fundado em 1992, promove a investigação e desenvolvimento multidisciplinar avançado em diversas áreas da ciência e da tecnologia. O ISR-UC está organizado em sete áreas de atividade, com importantes sinergias científicas e tecnológicas: Robótica Móvel Centrada no Homem, Robótica de Campo, Sistemas e Robótica Médica, Inteligência e Controle Computacional, Percepção e Cognição Artificial, Percepção e Cognição Artificial, Percepção Visual e Sistemas de Energia Inteligente.

O ISR-UC possui fortes vínculos com a indústria, empresas nacionais e internacionais, e uma vasta experiência na promoção da criação de spin-offs. O ISR-UC mantém uma forte interação com alguns dos melhores centros de investigação do mundo, participando de grandes projetos internacionais. O ISR também participa de redes de excelência na área da robótica (por exemplo, IROS, ICRA, IEEE ITSC, RO-MAN).

O ISR-UC interage com fortes indústrias nacionais e internacionais (por exemplo, Google, PSA Group, Efacec power and automation equipamentos, grupo de papel Portucel, grupo de cimento CIMPOR, EDP Electric Utility, Autoridade Nacional de Dinheiro Casa da Moeda, Brisa, Auto-estradas, Schneider Electric, ABB Corporate Research e WEG). Nas últimas avaliações, o ISR-UC recebeu uma classificação de Excelente pelo Painel Internacional da FCT.

Jérôme Mendes

Rui Araujo

Paulo Peixoto

João Paulo

Thales

Thales Portugal S.A.

A Thales Portugal é um Centro de Competência do Grupo Thales, cuja missão é integrar e desenvolver soluções e produtos para os projetos da Thales em todo o mundo.

Com cerca de 400 recursos humanos especializados, a Thales Portugal tem uma forte capacidade de projetar, desenvolver e implementar sistemas e serviços nos mercados de Defesa, Segurança (Sistemas de Informação Críticos, Infraestrutura Crítica e Bancária) e Transporte.

Com atividades em todo o mundo, a empresa está envolvida em projetos complexos de integração multidisciplinar em países como a Dinamarca, Noruega, Índia, Argélia, Turquia, Dubai, Reino Unido, Israel e Arábia Saudita, entre outros. Tendo iniciado atividades no início dos anos 90, com o Plano Português de Modernização Ferroviária, hoje a Thales Portugal é reconhecida como parceira de tecnologia essencial, líder no segmento de transporte, desenvolvendo produtos avançados para Informações aos Passageiros e sistemas integrados de Segurança e Monitorização, sendo responsáveis ​​pelo Desenvolvimento e Gestão de vários produtos, módulos ou componentes para o Grupo.

Nas atividades de pesquisa e desenvolvimento, a Thales Portugal tem participação regular em programas / projetos de investigação nacionais e europeus, sendo particularmente ativa em áreas como deteção e rastreamento de pessoas em espaços densamente ocupados, deteção sensorial e situacional e soluções de suporte a decisões para ambientes complexos e processamento e análise de dados. As atividades de pesquisa realizadas visam alimentar e melhorar as linhas de produtos existentes ou desencadear o desenvolvimento de novos produtos.

João Mira

Carlos Gomes

ADDF

Associação para o Desenvolvimento do Departamento de Física da Universidade de Coimbra

A Associação para o Desenvolvimento do Departamento de Física (ADDF), é uma organização sem fins lucrativos criada em 2000 pelo Departamento de Física da Universidade de Coimbra, como uma ferramenta complementar para gerir os projetos científicos dos seus membros. Ao longo de sua existência, a ADDF geriu mais de cem projetos científicos, financiados por diferentes instituições, e foi repetidamente auditada com sucesso.

O principal objetivo da ADDF é fornecer aos seus membros um suporte administrativo proativo, ágil, que, na prática, acaba sendo um serviço fundamental e um fator de sucesso para os seus projetos e iniciativas.

Jaime Silva - ADDF

Jaime Silva

Orlando Oliveira - IMFIRE

Orlando Oliveira

Fernando Nogueira - IMFIRE

Fernando Nogueira

Paulo Silva - IMFIRE

Paulo Silva

Rui Travasso - IMFIRE

Rui Travasso

Suporte Especializado

Conselho Consultivo

Jason Sharple

Dr. Jason Sharples é professor associado da Escola de Ciências da UNSW Canberra. Jason faz parte do Grupo de Matemática Aplicada e Industrial e da Iniciativa em Ciência Computacional. Atualmente, é Investigador Principal em dois Projetos Indígenas da ARC Discovery e Líder de Projeto para o Projeto 'Spot Fire' do Bushfire and Natural Hazards. Todos esses projetos consideram vários aspectos da propagação extrema e dinâmica de incêndios florestais, o desenvolvimento de grandes conflitos e a gestão do risco de incêndios florestais. Os seus interesses de investigação incluem Gestão do Risco de Incêndio, Geometria e Física Matemática.

Jason Sharples

Professor Associado da Escola de Ciências da UNSW Canberra, Australia

Cristiano Premebida

Cristiano Premebida é professor no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC) na Universidade de Coimbra (UC), Portugal. Os seus principais interesses de investigação são percepção artificial na robótica, robótica móvel, Machine Learning aplicado, veículos autónomos, ADAS e fusão de sensores. É investigador sénior no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-UC) da UC. Completou o doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Universidade de Coimbra, Portugal, em 2012, e o mestrado, formado pela mesma instituição, em 2007. Graduado em engenharia elétrica pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil, em 2001. C. Premebida tem colaborado em projetos de investigação nas áreas relacionadas com robótica móvel, condução autónoma e Machine Learning aplicado.

Cristiano Premebida

Professor auxiliar na Universidade de Coimbra, Portugal

Jörg Fangmann é um engenheiro elétrotécnico especializado em inúmeras questões relativas à energia eólica onshore e offshore. Ele é o CEO da empresa menzio GmbH de Emden, no norte da Alemanha. A equipa internacional de especialistas da menzio GmbH é especializada na simulação e medição do vento para determinar e otimizar o rendimento de energia de parques eólicos onshore e offshore, bem como para avaliar as condições do vento em ambientes urbanos. O software interno de dinâmica de fluidos computacional (CFD) WindStation foi desenvolvido para vários casos de uso. Ele foi testado com sucesso para os efeitos do vento no escopo da classificação de linha dinâmica de concessionárias de energia elétrica, analisando as condições do vento cruzado ao longo dos trilhos da ferrovia e simulando efeitos de fluxo em terrenos complexos e florestais.

Jörg Fangmann

Gestor executivo da menzio GmbH, Alemanha

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